Cuidado com os Fogos de artifícios no São João

Publicado em 22.06.2011, às 10h02
Vanessa Araújo -Do NE10

Foto: Cortesia
Para acalmar os animais, Fátima tenta ficar perto dos animais

Na casa da fisioterapeuta Fátima Figueiredo, 52 anos, no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, quando chegam as festas juninas, a rotina muda. Dona de 25 cães das mais diversas idades, ela toma alguns cuidados para amenizar o comportamento agitado que os animais passam a ter por causa dos fogos de artifício.

"Eles ficam enlouquecidos, é um problema sério. Alguns suportam mais o barulho, mas enquanto uns uivam ou saem correndo, outros ficam querendo se esconder", conta. Os bichos são criados no quintal, mas nessa época as soluções encontradas pela fisioterapeuta foi colocar os mais agitados dentro de casa e ficar perto dos animais o maior tempo possível.

Para a veterinária Daniele Ribeiro, o comportamento dos gatos se assemelha ao dos cães nessa situação. "Os gatos procuram se esconder no canto mais seguro da casa. Então, é comum eles procurarem a parte de baixo da cama, por exemplo", explica. Uma dica da veterinária para acalmar os animais domésticos é dar alguns produtos naturais, tipo florais, específicos para animais. O ideal, no entanto, é deixá-los o mais distante possível do barulho.

Segundo o veterinário Rogério de Holanda, a função auditiva dos cães é mil vezes mais aguçados do que o dos humanos, por isso a necessidade dos cuidados com os bichos nesse período. Se minimizar a intensidade do barulho não for suficiente, é que se deve recorrer a tranquilizantes.

"Para os não cardiopatas, pode-se medicar acepromazina, sendo duas gotas por quilo de ração, não excedendo uma dose diária. Já aqueles que têm problemas cardíacos, o mais indicado é dar medicação fitoterápica", afirma.

» Veja alguns cuidados sugeridos pelo veterinário:

- Tentar isolar os animais e tirá-los de regiões que tenham a iminência dos fogos;
- Colocá-los em um quarto fechado;
- Colocar algodão nos ouvidos dos animais;
- Manter o ambiente refrigerado;
- Tentar ficar junto do animal

6 comentários:

  1. Marta disse...:

    Tenho tb esse problema em casa. Ontem tive que enventar uma doença para não ir a festa junina na casa de meu cunhado para poder ficar com meu amiguinhos (os únicos verdadeiros), 7 cães e 25 gatos. Ficam os cães enlouquecidos, só sentem mais seguros sabendo que estou por perto. Pode ser a festa que fôr até Ano Novo que abro mão e fico com eles. Sou muito criticada com isso, mas não estou nem aí. Primeiro eles que precisam de nós. Bjs a todos.

  1. Goretti Queiroz disse...:

    Parabens, Marta. Isto é Posse responsavel e muito amor.

  1. Adriana disse...:

    Eu uso florais com todos em casa. E funciona muito bem. O ideal é começar a dar pelo menos uns 15 antes do evento, dar 4 gotas 4 vezes ao dia para cada um, se não conseguir, pode colocar na água mesmo, só que aí não tem como saber quanto cada um bebeu, mas mesmo assim ainda funciona. Pode-se encomendar o Floral de Bach "Rescue" em qualquer farmácia de manipulação homeopática que faça florais. O "Rescue" é muito bom para situações de estresse. O ideal é mandar fazer sem conservante, somente em água, dura uns 15 dias guardado na geladeira, mas se fizer com o conservante padrão também não tem muito problema, dura em média 3 meses e o floral pode ser dado junto com leite e até vitamina (por exemplo, 4 gotinhas em 1 ml de glicopan ou similar). Espero ter ajudado. Goretti, fica aqui a dica para um post sobre florais, tenho certeza que vai ajudar muita gente! ;)

  1. Goretti Queiroz disse...:

    Valeu, Adriana, vou postar sim. obrigada pela ajuda.

  1. Anônimo disse...:

    Minha cachorra ficou tão estressada que agora n quer comer mais, não sei o que fazer! Ela tem crises respiratórias frequentemente e não sai da caminha dela para nada, estou muito preocupada. Não sei o que fazer

  1. Goretti Queiroz disse...:

    PROCURE OS FLORAIS QUE AJUDAM MUITO A ACALMAR!!!!!!! BOA SORTE

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!