Defesa Animal mostra sua força e cobra políticas públicas em PE

Hoje foi um dia histórico em PE: a Defesa Animal mostrou a sua FORÇA e lotou o auditorio da Assembleia Legislativa. Varios grupos representativos das mais diversas correntes de Defesa Animal foram levar o seu apoio e cobrar politicas públicas: MDA, Sos 4 Patas, Adote um Vira Lata, Savama, So_vida, Aadama, Brala, Sos patinhas, Aademape, além de dezenas de protetores autônomos.


O representante da OAB , secção PE e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Federal, Jayme Asfora, assumiu o compromisso de liderar as reinvidicações para viabilização do atendimento minimo aos animais em risco, junto ao Governo do Estado e Prefeitura do Recife, como um Centro de Atendimento Animal, Um Hospital Público Veterinario, a Aplicabilidade da Lei de Tração Animal  como também a regulamentação das leis 14.139/10 e a que proibe animais em praças públicas, além da reestruturação do CVA Recife.

Nova audiencia pública será agendada após o recesso da Alepe, quando teremos as decisões e os prazos para as reinvidicações de hoje.
 SUCESSO!!!!!!
Hoje, 27 de junho de 2012, um dia importante para a Defesa Animal em Pernambuco, foi realizada uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir questões que visam proteger os animais.

Solicitada pelo MDA/PE ao Deputado Daniel Coelho, que como sempre dá total e irrestrito apoio às questões de defesa animal a audiência teve a participação do Presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALEPE, Deputado José Humberto, Do Deputado Daniel Coelho, da Delegada da DEPOMA Dra. Nely Queiroz, do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAb Federal e Representante da OAB-PE,  Dr. Jayme Asfora, da Representante da Sec. De Saúde Adeilza Ferraz, do Representante do Ministério Público de PE Dr. André Felipe, do representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado enviada pelo Secretário Sérgio Xavier.

Além de todos esses representantes de diversas ONGs de proteção animal, MDA/PE, BRALA, SAVAMA, Gato feliz e Cia, Projeto Patinhas, SOS 4 Patas, Projeto Adote um Vira Lata, AADEMAPE, AADAMA, de protetores autônomos, lotando a assembléia, o que foi observado pelo próprio Deputado José Humberto, que era um assunto que despertava interesse da população, visto que a sala da audiência estava lotada.

Todos reunidos para discutir a situação inadmissível em que se encontram os animais domésticos e domesticáveis, abandonados pelas ruas, mau tratados, sem proteção, correndo riscos. Foi debatida a necessidade de implementar um centro de referência onde pudéssemos abrigar esses animais, construção de hospitais veterinários, fundação de unidade itinerantes de castração de animais, programas de controle populacional de cães e gatos, a proibição da utilização de carroças e veículos de tração animal e de tantas outras medidas necessárias para que se amenize a situação de sofrimento desses animais.

Foi ainda discutida a situação do CVA de Recife e do processo judicial pelo qual o mesmo está passando, que foi iniciado pelo Ministério Públicos, após denúncias de maus tratos e má administração pública, que foram apuradas e permitiram a abertura do processo.
Foi cobrado da ALEPE que regulamente as Leis 14139/2012 e a Lei que proíbe exposição de animais em parques e ambientes urbanos , ambas sancionadas pelo governador porém sem regulamentação são apenas letras mortas.

A ferida da sociedade quanto à responsabilidade em tutelar os animais foi exposta hoje. Os maus tratos, a impunidade, a ausência estatal, a falta de atenção da sociedade civil. Foi pedida de imediato outra audiência após o recesso da ALEPE para que possamos cobrar as medidas que pedimos hoje.
Esta luta só começou, sabemos que o fim não está perto, mas o verbo desistir não combina com o substantivo “protetor”.

Então vamos lá!!!
por Aline Gusmão- MDA/PE

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Muito legal o blog parabéns
    convido também a visitar meu blog sobre animais
    http://maniavidaanimal.blogspot.com.br/
    abraço e fica a dica!!!

Postar um comentário

 
DOG MIDIA © 2011 | Designed by Agência Wai!